Clinica da Família Invanir de Mello no Parque Olímpico de Deodoro


Unidade é a 95ª da cidade e beneficiará 24 mil moradores da região

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou nesta sexta-feira, 26 de agosto, a Clínica da Família Ivanir de Mello, na Estrada Marechal Alencastro, no espaço do Parque Olímpico de Deodoro. Com quatro equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, a nova unidade beneficiará 24 mil pessoas que residem nas comunidades Pro Mar 1 e 2 e Parque Anchieta, além de moradores de Ricardo de Albuquerque e Deodoro. O investimento foi de R$ 5,2 milhões e a unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados até o meio-dia.

CF_Deodoro

O secretário municipal de Saúde falou sobre a importância da unidade para os moradores da região. “Aqui vocês poderão fazer exames, se vacinar e cuidar da saúde. Agradeço aos profissionais que já estão aqui há duas semanas e trabalharam no atendimento durante as Olimpíadas. Essa clínica foi feita para os moradores daqui”, concluiu.

A cidade passa agora a contar com 95 clínicas da família em 58 bairros. No período das Olimpíadas, a CF Ivanir de Mello, construída este ano, atendeu ao público que foi assistir à programação do Parque Olímpico de Deodoro. Passados os Jogos, a unidade é entregue à população, para atender os moradores da região. O nome da clínica é uma homenagem ao médico e coronel do Exército que foi secretário estadual de Saúde.

Na clínica da família, os pacientes têm atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. As clínicas da família, além de consultórios, contam com salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia e almoxarifado.

As clínicas da família são um projeto inovador, criado em 2009, que permitiu a expansão histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. Com a implantação das clínicas, o Rio saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou nos últimos anos a capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no país. Hoje, 55,6% dos cariocas têm cobertura de saúde integral e a Prefeitura pretende ampliar esse valor para 70% até o fim de 2016.

Be the first to comment on "Clinica da Família Invanir de Mello no Parque Olímpico de Deodoro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*