Como consultar o local de votar ?


Hoje é o grande dia das Eleições Municipais, mas muita gente não sabe ou não se lembra onde é seu local de votação. Pensando nisso, temos aqui a solução para seu problema ! Estamos disponibilizando o link de acesso ao site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, para que você faça a consulta e saiba o endereço correto e completo de seu local de votação.

Para exercer seu direito de cidadão e garantir o voto em seu candidato a vereador e a prefeito, basta dirigir-se a seu local de votação. Caso você não saiba onde deve votar por ter esquecido ou pelo fato de que o seu antigo local de votação mudou, é possível fazer a consulta através da internet, bastando para isto acessar o site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral e fornecer seu nome completo, nome de sua mãe e data de nascimento. O sistema irá identificar onde é sua Zona Eleitoral e sua Seção Eleitoral e vai informar seu endereço de votação.

Como saber onde votar

Como saber onde votar

O resultado da consulta sai na hora e há ainda a opção de imprimir o endereço caso prefira.

Posso votar sem título de eleitor ?

Sim. Desde que você saiba onde é seu local de votação, você pode votar levando apenas um documento oficial de identificação com foto. Serão aceitos para isto a Carteira de Identidade (RG), a Carteira de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Trabalho (CTPS). O título de eleitor é opcional e tem função mais de informar ao eleitor sobre a sua Zona Eleitoral e Seção Eleitoral.

Fui votar e alguém tinha votado por mim. O que fazer ?

Caso você tenha chegado ao seu local de votação e constar lá da lista que alguém votou em seu lugar, isto é caso de polícia. Procure imediatamente a delegacia mais próxima e registre a ocorrência do crime eleitoral.

Como denunciar boca de urna e outros crimes eleitorais ?

Este ano o eleitor tem toda tecnologia a seu favor para fazer denúncias de maneira anônima. O TSE criou um aplicativo chamado Pardal, que é compatível com smartphones Android e iOS, onde o eleitor, ao constatar uma irregularidade pode fotografar e enviar em tempo real para que a Justiça Eleitoral apure os crimes apontados. No caso de crime de boca de urna, onde equipes de candidatos divulgam de maneira irregular e fora do período permitido, é possível acionar qualquer força policial presente no local caso o crime esteja ocorrendo na rua. Caso o crime eleitoral de boca de urna esteja ocorrendo dentro do local de votação é possível também acionar os mesários para que eles acionem as instâncias superiores do Tribunal Regional Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral, da Justiça Eleitoral e a Força Policial.

Be the first to comment on "Como consultar o local de votar ?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*