Outubro Rosa alerta sobre câncer de mama e de colo de útero


Tomógrafo móvel está no Parque Madureira e unidades de saúde fazem ações de conscientização

Outubro Rosa - Parque Madureira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), abriu nesta sexta-feira, dia 2, no Parque Madureira, a programação especial do Outubro Rosa, um mês inteiro dedicado à promoção da saúde da mulher e prevenção de doenças como o câncer de mama e o de colo de útero. As atividades serão realizadas em todas as unidades de Atenção Primária do município, que poderão encaminhar pacientes para a realização de exames de mamografia no equipamento móvel da rede estadual, que ficará estacionado no parque até o dia 31.

“Todas as clínicas da família e Centros Municipais de Saúde fazem as avaliações das pacientes e aquelas que tiverem indicação para realização da mamografia serão encaminhadas para o exame. Este mês, com o mamógrafo móvel, vamos realizar um número três vezes maior de mamografias do que fazemos normalmente. O Rio é o município que mais ampliou o acesso aos serviços de saúde, resultando numa melhora expressiva dos indicadores. E parcerias como essa com o Estado são fundamentais para esses resultados”, avalia o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

O horário de atendimento no mamógrafo móvel será das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 8h às 15h aos sábados. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o final de 2015, o Brasil deve registrar mais de 57 mil novos casos de câncer de mama – destes, cerca de oito mil devem ocorrer no estado do Rio de Janeiro. Para reduzir essa estimativa, o Brasil aderiu ao movimento Outubro Rosa, que teve inicio em 1997, nos Estados Unidos. A partir daí, o mês de outubro se tornou o período de mobilização para a realização de ações de conscientização sobre o câncer de mama.

“O mamógrafo móvel roda todo o estado e essa é a primeira vez que vem ao município do Rio. O motivo é promover a conscientização sobre a necessidade do exame. Quando as pessoas passarem por aqui e virem a carreta vão se lembrar da importância do diagnóstico precoce. As mulheres devem procurar a unidade de saúde mais próxima, se informar e aproveitar a presença do equipamento para se prevenirem”, completa o secretário estadual da Saúde, Felipe Peixoto.

Durante todo o mês, mulheres como Sandra Maria Ferreira da Costa, de 53 anos, poderão aproveitar as ações de prevenção e os espaços de discussão nas unidades de saúde, que estarão abertas para a captação e avaliação de mulheres nos diversos territórios. Além disso, diferentes pontos da cidade ganharão iluminação na cor rosa ao longo do mês de outubro, como as estações do Teleférico do Alemão e do BRT e o arco da Cidade Nova do Metrô Rio. A partir do dia 16, a Linha 4 do metrô também terá vários pontos do ramal iluminados, como a ponte estaiada, no Jardim Oceânico. “As mulheres não precisam ter medo. Eu tinha, essa foi a primeira vez que eu fiz mamografia e não doeu nada. É muito importante fazer o exame, o câncer é coisa séria”, alerta Sandra.

A iluminação especial também estará presente no Cristo Redentor (dia 05), na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro (dia 02) e nos palácios Guanabara e Tiradentes. A cor rosa também será usada para iluminar, entre os dias 05 e 12 de outubro, o Monumento em homenagem a Almirante Barroso na Praça Paris, na Glória; os Arcos da Lapa; a Igreja da Penha; e a Catedral Metropolitana de São Sebastião.

Nos dias de jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, o Maracanã também ganhará as cores da campanha para lembrar que, quando diagnosticado no início, as chances de cura do câncer de mama ultrapassam 90%. Além das secretarias municipal e estadual de Saúde, também são parceiros das ações a Fundação Laço Rosa, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Rioluz.

A programação completa das unidades de Atenção Primária e do programa Academia Carioca durante o Outubro Rosa podem ser conferidas no site da Secretaria Municipal de Saúde: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms

Be the first to comment on "Outubro Rosa alerta sobre câncer de mama e de colo de útero"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*