Transportes terão reforço durante Jogos Paralímpicos


Linha 4 do metrô reabrirá nos dias 5 e 6 de setembro para credenciados

O secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, participou nesta terça-feira (30/8) de entrevista coletiva no Rio Media Center, na Cidade Nova, sobre a preparação da cidade para os Jogos Paralímpicos, ao lado do secretário-executivo de Governo, Rafael Picciani. Entre as medidas, que incluem ações estratégicas nas áreas de cultura, saúde e mobilidade, foi anunciado o esquema especial de trens, metrô e barcas.
A Linha 4 voltará a circular nos dias 5 e 6 e setembro para credenciados. Entre os dias 7 e 18, portadores de ingressos também poderão utilizar a linha. A estação Jardim Oceânico terá o horário estendido até 1h do dia seguinte, para atender as competições do Parque Olímpico entre 8 e 17/9. As demais estações permanecerão abertas apenas para desembarque entre 0h e a chegada do último trem vindo da Estação Jardim Oceânico e suas conexões.

Entre 5 e 18/9, o funcionamento das três linhas (1, 2 e 4) será das 5h à meia-noite nos dias úteis e sábados, e das 7h às 23h nos domingos e feriados. Nas Linhas 1 e 2, a transferência será realizada entre Central e Botafogo, inclusive nos fins de semana e feriados.

Nos dias 7 e 18/9, quando serão realizadas as cerimônias de abertura e encerramento, respectivamente, as estações Maracanã, São Cristóvão e São Francisco Xavier atenderão ao público na saída dos eventos, permanecendo as demais estações abertas apenas para desembarque.

– A operação olímpica nos deu experiência para que pudéssemos elaborar um plano especial que atendesse em 100% as necessidades da Paralimpíada. O mais importante é que no dia 19 de setembro a linha estará aberta a toda a população carioca e aqueles que nos visitam – disse o secretário.

Trens

O sistema ferroviário vai circular com intervalos reduzidos entre os trens nos ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri, segundo a tabela:

Transportes

A operação comercial será mantida para garantir o escoamento do público vindo dos locais de competições. Nas estações que fazem integração com o metrô, os trens da Supervia partirão da Central do Brasil até 2h05 (Ramal Japeri) e 2h10 (Ramal Santa Cruz). Após o término da operação comercial, os intervalos serão de 30 minutos. As estações com integração com o sistema de BRTs abertas para embarque serão: Madureira (até 2h39), Vila Militar (até 2h53) e Magalhães Bastos (até 2h55). Todas as demais estações estarão abertas para desembarque.

Barcas

As barcas circularão das 5h30 à meia noite, com intervalos de 10 minutos nos horários de rush da manhã, das 6h30 às 10h, e da tarde, das 16h30 às 20h. A operação vai garantir o escoamento do público dos eventos no Boulevard Olímpico, com a possibilidade de extensão até 0h30 e viagens extras.

Be the first to comment on "Transportes terão reforço durante Jogos Paralímpicos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*